Ibope aponta liderança de Dilma entre a juventude

A nova pesquisa Ibope, que aponta Dilma com 39% e Serra com 34%, revela que a nossa candidata avança na conquista do voto da juventude.

*Por Leopoldo Vieira

Na espontânea, entre 16 a 24 anos, Dilma já aparece com 24%, a segunda maior intenção de voto por faixa etária na pesquisa, e só 17% lembraram de Serra. Entre 24 e 29 anos, Dilma tem a maior intenção de voto espontânea por idade, com 32%, e Serra com reles 16%.
Na estimulada, de 16 a 24, 39% dos jovens preferem Dilma, contra 37% de Serra. No Datafolha de maio, Serra ainda liderava nesse público com 3 pontos de vantagem. Mas precisamos intensificar a campanha neste grupo, pois entre 24 a 29 anos, Dilma já dispara com 44% contra 32% do tucano.

Segundo turno
Retrato da necessidade de intensificar o diálogo com os jovens de 16 a 24 anos, que estão justamente na área dos que não tem lembranças (ou estas são pouco claras) da Era FHC, é que que na projeção de 2o turno Dilma e Serra aparecem empatados com 45% das intenções de voto.
Isso também não quer dizer que haja uma situação preocupante, ampliar lá pode ser decisivo para a vitória e, pelo balanço da política nacional de juventude, temos condições amplamente favoráveis para isso.
Já entre a juventude de 24 a 29 anos, Dilma detona Serra com 57%. O candidato do PSDB, do “ministério do extermínio e do encarceramento”, que quer vincular o Bolsa-Família ao trabalho precoce e não à conclusão do ensino médio e que cortou recursos do Agente Jovem em SP, recusando também verbas do MEC para ampliar a rede de escolas técnicas, crava só 37%.
O ciclo de boas notícias fecha com as respostas sobre quem os jovens acham que será o novo presidente do Brasil: entre 16 a 24, 44% acham que será Dilma e 36% Serra. E nos gloriosos 25 a 29 anos, 45% acreditam em Dilma e 29% no PSDBista.

Otimismo: fruto do que plantamos
Os números permitem concluir também que existe uma clara vinculação deles com o momento de prosperidade econômica e social do Brasil e que as PPJs deram sim muito certo (lembrem da pesquisa sobre a aprovação do ProJovem).
Entre 16 a 24 anos, 82% dos jovens estão satisfeitos com a vida que levam hoje, sendo que 12% estão muito satisfeitos, maior índice entre as faixas etárias. Já entre 24 a 29 anos, 84% estão satisfeitos, sendo 74% satisfeitos, maior índice etário também.
A juventude brasileira não quer retrocessos, parte ainda está confusa por não lembrar do passado, mas a ampla maioria deseja que o Brasil siga mudando.

*Publicado por Leopldo Vieira, do Blog Juventude em Pauta!

Anúncios

Uma resposta para “Ibope aponta liderança de Dilma entre a juventude

  1. Pingback: Tweets that mention Ibope aponta liderança de Dilma entre a juventude « Juventude na rede -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s