Datafolha: mulheres e jovens ainda são desafio para Dilma

Reproduzo abaixo matéria publicada neste domingo no vermelho.org.br sobre um recorte de gênero e idade da pesquisa Datafolha.

Antes disso, chamo a atenção para duas questões relacionadas à juventude e as eleições:

1- Uma parcela considerável dos jovens irá votar pela primeira vez para presidente da república. Dentre estes, muitos possuiam apenas 8 anos de idade quando Lula foi eleito Presidente em 2002. Para essa faixa de jovens (que na minha opinião vai dos 16 aos 20 anos), só o discurso da comparação de projetos (Era Lula X Era FHC) não basta. Eles nasceram e cresceram num novo Brasil, esperam mais propostas para o seu futuro e o futuro do nosso país.

2- Entretanto, essa nova geração da juventude não admitirá retrocessos e isso abre para as forças progressistas um terreno muito fértil. Essa galera virou da adolescência para a juventude assistindo o Brasil descobrir o Pré-Sal, criando milhares de vagas em universidades federais e no Prouni, sem falar na realização do sonho do nosso país sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Dai eu pergunto, o que é mesmo que o Tucanato tem a oferecer para a juventude? Temos uma oportunidade é um desafio gigantesco em 2010, as pesquisas mostram o crescimento de Dilma, mas Serra ainda lidera com mais folga entre os jovens. Conquistar essa nova geração para o aprofundamento das mudanças é a senha e o caminho para um futuro de conquistas e prosperidade para a juventude e para todo o povo brasileiro.

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (28) no jornal Folha de S.Paulo mostra que a campanha de Dilma Rosseff deverá direcionar especial atenção para as mulheres, para os jovens de 16 a 24 anos e eleitores com escolaridade fundamental.

No caso da intenção de voto do sexo feminino, Serra recebeu 34% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 24%.

No caso dos jovens entre 16 e 24 anos, Serra recebeu 38% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 28%.

No caso dos eleitores com escolaridade fundamental, Serra recebeu 31% das intenções de voto, enquanto Dilma recebeu 26%.

Tais resultados mostram, também, que o potencial de crescimento de Dilma é previsível, visto que:

– sendo candidata mulher poderá, na campanha, ter melhor e maior comunicação com o eleitorado feminino;

– jovens entre 16 e 24 anos tendem a encarar o tema eleições nas proximidades das mesmas e são uma população que recebe atenção especial do governo federal;

– eleitores com escolaridade fundamental tendem a ser menos informados por meios de comunicação, tendem a encarar o tema eleições nas proximidades das mesmas e, claramente, compõem uma população que recebe atenção especial do governo.

Observem os dados abaixo (por Clovis Campos, no blog do Nassif):

DISTRIBUIÇÃO ETÁRIA

De 16 a 24 anos

Serra -38%
Dilma – 28%
Ciro -10%
Marina -8%

De 25 a 34 anos
Serra – 33%
Dilma – 29%
Ciro – 15%
Marina – 8%

De 35 a 44 anos
Serra – 32%
Dilma – 29%
Ciro – 12%
Marina – 9%

De 45 a 59 anos

Dilma – 29%
Serra – 26%
Ciro – 14%
Marina – 10%

60 ou mais
Serra – 31%
Dilma – 24%
Ciro – 12%
Marina – 6%

DISTRIBUIÇÃO POR GÊNERO

Mulheres
Serra – 33%
Dilma – 24%
Ciro – 12%
Marina – 9%

Homens
Serra – 32%
Dilma – 32%
Ciro – 13%
Marina – 8%

DISTRIBUIÇÃO POR ESCOLARIDADE
Fundamental
Serra – 31%
Dilma – 26%
Ciro – 12%
Marina – 7%

Médio
Serra – 33%
Dilma – 30%
Ciro – 13%
Marina – 9%

Superior
Serra – 36%
Dilma – 29%
Marina –13%
Ciro – 10%

Colaborou: Marcos Verlaine, com agências

Fonte: http://www.vermelho.org.br

Anúncios

4 Respostas para “Datafolha: mulheres e jovens ainda são desafio para Dilma

  1. E ai blogueiro! Parabéns pelo trabalho. Até parece que é profissional!

  2. Essa pesquisa mostra o tamanho da nossa responsabilidade de colocar o nome da Dilma como sendo o único capaz de dar continuidade ao trabalho iniciado no governo lula, mostra também que embora os grandes avanços existentes nas políticas de juventude apresentadas pelo governo, essas políticas ainda não são assistidas pela grande parte da juventude e que vamos precisar mais do que nunca do sentimento de ousadia para que possamos sair vitoriosos na batalha que nos espera.

  3. Pingback: Números que o PIG não mostrou na pesquisa Datafolha « Juventude na Rede

  4. Muito bom André, vou divulgar!
    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s