CTB, a luta é pra valer! E a juventude está presente!

Participei ontem a noite de uma reunião com o coletivo de jovens trabalhadores da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). A reunião foi na sede da CTB, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo.
Na mesa de reuniões jovens das mais diversas categorias: correios, metroviários, bancários, comerciários, trabalhadores rurais, etc. O público mostra a capilaridade da jovem Central entre a juventude trabalhadora e revela como a juventude está presente nas mais diversas áreas do mundo do trabalho.
A principal pauta da reunião foi a preparação da juventude da CTB para a 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), fórum convocado por consenso entre as seis centrais sindicais (CTB, CUT, CGTB, UGT, FORÇA e NCS) e que acontecerá no dia 1º de junho de 2010 na cidade de São Paulo-SP. A 2ª CONCLAT será uma oportunidade histórica para a classe trabalhadora aprovar uma plataforma unitária na disputa dos rumos da eleição presidencial de 2010.
Destacaria aqui duas questões que julgo de maior relevância. Em primeiro lugar tem chamado atenção o protagonismo da CTB na construção das pautas unitárias entre toda a classe trabalhadora. Fundada a apenas dois anos a CTB foi o centro gravitacional a partir do qual se aglutinou o conjunto das centrais nas jornadas de mobilização contra a crise capitalista, no 1º semestre de 2009, e na convocação desta 2ª CONCLAT.
A segunda questão é o momento específico pelo qual passa a juventude no Brasil. O ano de 2010 marca o auge da representação juvenil na pirâmide etária brasileira. Somos cerca de 51 milhões de jovens entre 16 a 29 anos, 25% da população nacional. O emprego é hoje uma das principais preocupações da juventude, e não sem razão, segundo dados do IBGE metade dos desempregados no Brasil tem até 29 anos.
A UJS e a CTB devem investir grandes esforços na organização e mobilização da juventude trabalhadora. A juventude tem um grande papel a cumprir na construção da vitória das forças progressistas em 2010. As oportunidades estão colocadas, nos resta ousar e transformar a possibilidade em realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s